Esta raça é muito inteligente, mas mesmo assim treinamentos podem ser um desafio. Isto ocorre porque o bulldog possui uma reputação de teimosia, o que tende a fazer com que ele siga o próprio instinto e não as orientações do dono. Contudo, é um cachorro maduro, ousado e, principalmente, protetor da família.
Possui ainda uma personalidade descontraída. A cara de poucos amigos engana, uma vez que é um cachorro muito carinhoso, dócil e amigável. É tranquilo perante o dia a dia e também pode ser classificado como um pet amistoso, afável e determinado.
Este é muito mais tranquilo que os outros bulldogs, por isso é totalmente indicado para morar em apartamento. Além disso, este cachorro é muito adaptável, adequando-se bem em qualquer ambiente, inclusive os de pequeno espaço como são os apartamentos.
Bulldog inglês é um grande companheiro da família, principalmente das crianças. Pacientes, calmos e carinhosos, são perfeitos para crescerem ao lado dos pequenos humanos.
Latir não é uma atividade corriqueira na vida dessa raça. Portanto, trata-se de um cão mais silencioso, que só vocaliza em situações extremas. No entanto, podem emitir sons devido à respiração, especialmente quando estão dormindo: sim, eles roncam!
Por ser carinhoso e afetuoso com as pessoas da casa, acaba sentindo muito a falta dos parentes humanos. Sendo assim, especialistas não recomendam deixar o bulldog inglês sozinho em casa por muito tempo. Isto porque, ele pode ficar triste e deprimido.
Com uma pelagem muito simples, o bulldog não solta muitos pêlos. Desta forma, o tutor não vai apresentar muitos problemas com pêlos no chão da casa. Para evitar esta situação por completo, basta escovar a pelagem do cachorro regularmente e dar banhos mensais.
Entre rotinas agitadas e um dia a dia tranquilo, o cachorro dessa raça há sempre de escolher a segunda opção. Por não ser muito ativo, prefere caminhadas ao lado do tutor e não corridas. Um passeio por uma praça ou parque é um ótimo programa para esse cão.
Em casa, por sua vez, vai querer explorar cada centímetro. Caso o tutor more em apartamento, é importante que o bulldog tenha acesso a todos os cômodos. Caso contrário, o tutor acaba limitando as descobertas que esse animal pode fazer dentro do próprio território.
Além disso, é um ótimo companheiro para todos os tipos de família. Bom com crianças pequenas e melhor ainda com as mais velhas, esse cachorro também se dá bem com outros cães e até com gatos. O tempo com a família é o programa preferido dessa raça.
Muitos famosos caíram nas graças desse simpático gordinho, entre eles podemos citar o ator Adam Sandler, o cantor de rock Ozzy Osbourne e até mesmo Charlie Chaplin!