Para quem tem crianças em casa, o pug é uma excelente escolha. Isso porque esse cão é confiável e tolerante. Por essas razões, a raça vai se comportar de maneira adequada e paciente com os pequenos.
Outra característica que faz da raça uma ótima companhia para a criançada é o lado brincalhão que o pug possui. Naturalmente animado, vai adorar brincadeiras ao lado da família. Esse aspecto é percebido desde a fase filhote do animal.
A agitação é um aspecto relevante da personalidade do pug. Por exemplo, se o pug não estiver dormindo ou comendo, com certeza ele vai estar correndo de um lado para outro em busca de alguma aventura.
Ao mesmo tempo em que o pug é agitado, ele também é sensível e carinhoso com todos da família. De acordo com o autor do livro “Cães” da Quarto Editora, o escritor especializado em animais de estimação, David Alderton, essa raça adora um colo. E vai ficar satisfeito com a presença do dono.
O focinho enrugado do pug pode até causar uma impressão de resmungão. Contudo, essa é uma raça muito alegre e envolvente.
Qualquer objeto vira diversão para o curioso pug. A perna da cadeira, o pé da mesa e um jardim repleto de brinquedos. Tudo isso é divertido para a raça, que vai adorar gastar seu tempo descobrindo meios de brincar.
Ter um pug é como ter um amigo leal ao seu lado. Isso porque o pequeno cão vai estar presente em todos os momentos de sua vida, sejam eles tristes ou alegres. A propósito, a lealdade é uma das características mais destacáveis da personalidade desse cão.
Além de todas essas características do pug, é possível dizer ainda que ele é um cachorro silencioso. Isso porque a raça não costuma latir, só em situações muito específicas como avisar que há algo de errado. Por isso, é um animal ideal para morar em apartamento.
Ainda para o autor especializado em animais de estimação, David Alderton, esse cão pode ser considerado atencioso. Ele fica em alerta a tudo o que ocorre ao seu redor e sabe dar a dimensão necessária para cada situação.
Já quem deseja ter um cão de comportamento feliz, pode encontrar-se no pug. De uma maneira geral, basta que ele repouse por alguns instantes que o tutor pode perceber o brilho nos olhos e o sorriso de felicidade.
O jeito maluquinho do pug torna essa raça engraçada aos nossos olhos. Isso significa dizer que ter um cão dessa raça em casa é garantia de boas gargalhadas. Seja pela animação ou até mesmo pelas roncadas que esse animal pode dar durante a noite.
Além de se dar bem com os humanos que o rodeiam, o pug também é um cão extremamente sociável com outros animais. Cães de outras raças e até mesmo gatos podem ser amigos e companheiros de brincadeiras de um pug.
O pug vai saber o que fazer para ganhar o que quiser. Se bater vontade de comer um pedacinho do seu lanche, ele vai fazer uma cara de pidão quase que irresistível. Mas tente não cair nesse lance de esperteza da raça, evitando que o animal fique doente ou obeso.
Além disso tudo, o pug também é um cachorro dependente da família. De acordo com a American Kennel Club, a raça não gosta de ser deixada em casa só por muito tempo. Ou seja, ele tende a ficar infeliz se for deixado sozinho.
O charme dessa raça fica por conta da soma de todas as características já citadas anteriormente. Um cão alegre, extrovertido, amoroso e tranquilo é um charme aos olhos de qualquer um. Além disso, as características físicas complementam todo o encanto que esse animal possui.
A Socialite Paris Hilton e Atriz Jessica Alba cairam na graça dos PUG's.